Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o canal de acesso ao Porto de Santos terá sua
profundidade aumentada após três anos de obras e revisões no projeto. A
dragagem, iniciada em 2010, teve seus planos alterados pela Marinha do Brasil,
que verificou discrepâncias entre algumas medidas de profundidade sugeridas. De
acordo com o comandante dos Portos de São Paulo, capitão-de-mar-e-guerra
Marcelo Ribeiro de Souza, um dos responsáveis pela homologação da dragagem, “na
primeira tentativa de homologar a nova profundidade do canal de acesso, a
Marinha entendeu que as medidas não justificavam mudanças e mais uma dragagem
teve de ser realizada para corrigir os erros apontados”. Em março, uma nova
proposta foi apresentada e deve ser aprovada após simulações de manobras e
reposicionamento de boias. De acordo com
o ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, o primeiro Plano
Nacional de Dragagem (PND) enfrentou várias dificuldades para obter aprovação
da Marinha. Segundo Cristino, a Marinha não tinha estrutura compatível para
fazer uma quantidade tão grande de homologações, porém exigiu medições
complexas e mostrou rigidez na avaliação dos processos, o que atrasou o plano.
Em alguns casos, como no Porto de Fortaleza, no estado do Ceará, as novas
profundidades foram autorizadas sete meses após o término das obras. Segundo a
Marinha, a validação de um levantamento deve seguir os critérios técnicos
estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima. (O Estado de S. Paulo -
Economia – 28/04/13)
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